Cuidado com Falsificações

 

Uma relação comercial que começa com uma mentira
não pode resultar em boa coisa!

Marcos Alencar

T

ome cuidado com empresas que se apresentam falsamente como Moodle Partners para vender serviços especializados em Moodle quando as mesmas não tem a competência, a responsabilidade e o compromisso com a qualidade na prestação destes serviços. Contratar um verdadeiro Moodle Partner é garantia de um bom negócio, já que Moodle Partners têm compromisso contratual com o Moodle em oferecer serviços de qualidade.

A

GFarias é parceira oficial do Moodle no Brasil. Por conta disso, além de ter moodle partnernew340autorização formal do detentor da marca Moodle para anunciar serviços especializados neste software livre, reúne as melhores condições de oferta de serviços relacionados com esta plataforma de EAD: hospedagem, customização de interface, suporte técnico, geração de conteúdo e capacitação especializada. O verdadeiro Moodle Partner contribui financeiramente para o custeio do desenvolvimento do software livre, com valor especificado em contrato. Infelizmente há empresas se anunciando como Moodle Partners, sem ter qualquer direito para tal.

A GFARIAS, como qualquer Moodle Partner verdadeiro, paga 10% do valor recebido por serviços relacionados com o Moodle para a empresa Moodle Pty Ltd, gestora do projeto Moodle, afim de financiar o aprimoramento do software livre.

É

 importante ficar claro que o Moodle é um software livre, portanto pode ser usado, inclusive comercialmente, para oferta de qualquer tipo de curso, sem necessidade de pagamento de royalties, taxas ou licenças para quem quer que seja. Porém, apenas o Moodle Partner, contratualmente vinculado à Moodle Pty Ltd (detentora da marca Moodle), pode oferecer serviços comerciais usando a marca Moodle (vide a licença de uso do Moodle em: http://docs.moodle.org/en/License). Portanto, cuidado com empresas desonestas, que se apresentam falsamente como parceiros oficiais do Moodle no Brasil, ou que usam a marca Moodle sem autorização na oferta de produtos e serviços focados no Moodle, e sem dar qualquer tipo de contribuição para a evolução do software.

Como identificar os verdadeiros Moodle Partners?

moodle cup

A

forma mais objetiva de identificar o verdadeiro Moodle Partner é acessando o site Moodle.com (http://moodle.com/partners), onde são listados os parceiros oficiais do Moodle em cada país. Quem não estiver na lista não pode se apresentar como Moodle Partner, sob qualquer argumento. Se a empresa que se apresenta como Moodle Partner não estiver na lista, não acredite em argumentos como os apresentados abaixo, pois são todos inverídicos:
  • "Ainda não estamos na lista porque ainda estamos em formalização..."
  • "Esta lista está desatualizada..."
  • "Somos MoodleBLABLA Partners, que é a mesma coisa..." (onde BLABLA pode ser qualquer termo acrescido ao nome Moodle)
  • "Nós contribuímos financeiramente para a manutenção do software livre Moodle...".
  • "Nosso site tem como endereço www.moodle.BLA.br, o que indica que somos Moodle Partners"
  • entre muitas outras inverdades que temos sido informados pelo próprio mercado.

O

 fato de uma empresa se apresentar como parceira de um evento público qualquer, mesmo que relacionado com o Moodle, não implica em ser parceiro oficial do Moodle. Aliás, qualquer evento cujo objetivo é disseminar o uso do Moodle deveria permitir a divulgação de oferta de serviços comerciais apenas de Moodle Partners verdadeiros, pois isso acabaria gerando royalties a serem pagos para o desenvolvimento do software livre. Infelizmente não é isso que ocorre no Brasil.