WebTV

W

ebTV é um serviço de Internet em que é feita a transmissão de vídeo gravado ou ao vivo através da Internet. A tecnologia utilizada para webtv é conhecida como streaming (fluxo) de vídeo, e permite que uma transmissão de vídeo (ao vivo ou gravado) seja assistida por um grande número de usuários simultâneamente, através de diferentes dispositivos: computadores, tablets e celulares (smartphones).

E

ssa capacidade de atendimento de usuários simultâneos é uma característica que difere fundamentalmente a webtv dos leitures de arquivos de vídeo, também chamados de emuladores de streaming e comumente encontrados na Internet, especialmente em conteúdos de cursos online. Outras características da webtv são diferenciais importantes para a apropriada transmissão de vídeo via Internet:
Vídeos de Longa Duração

webtv long

W

ebtv em tecnologia apropriada para identificar a qualidade de conexão do usuário, transmitindo o vídeo a uma taxa de transmissão apropriados para cada caso. Assim, torna mais difícil a perda de pacotes de dados que compõem o vídeo, o que viabiliza a transmissão de longos vídeos. Quando assistimos um filme longa metragem em sites especializados, estamos usando webtv, ou seja streaming de vídeo. Já os emuladores de streaming não conseguem identificar os limites do usuário (tecnologia e conexão), o que facilita a perda de dados e limita o uso desta tecnologia para vídeos de menor duração (<10 min).

Capacidade Expansível

webtv expand

A

capacidade de expansão no atendimento de usuários simultâneos da webtv depende apenas da robustez da estrutura a ela dedicada, que pode ser expandida com a distribuição do conteúdo acessado através de diferentes servidores. Por isso que o YouTube (que é uma webtv) consegue ser visto por um sem número de usuários simultâneos. Esta distribuição de carga é muito mais complicada e menos eficiente se feita através da distribuição de arquivos de vídeo através de emuladores de straming (leitores de vídeo).

Codificação de Vídeo

webtv multiplataforma

A

tecnologia de webtv identifica a plataforma usada pelo usuário para assistir o vídeo. Assim, a tecnologia codifica e transmite o vídeo no formato apropriado para cada caso: computadores (Internet Explorer, Firefox, Safari, Chrome), tablets (Android, Windows e iPad), smartphones (Android, Windows e iPhone). Desta forma o vídeo se adapta à tecnologia de visualização, diminuindo as chances de incompatibilidade e perda de dados. Isso não ocorre com emuladores de streaming, que transmitem o formato original do vídeo, que tem que ser compatível com o dispositivo (por isso não conseguimos assistir  um Flash vídeo no iPad ou iPhone).

Vídeo Ao Vivo

A

webtv permite a transmissão de vídeo ao vivo, com todas as características acima citadas, o que de forma alguma é possível com o emulador de streaming. O vídeo pode ser transmitido de qualquer computador, através da webcam ou de câmeras a este conectadas. Há possibilidade também de se transmitir vídeo a partir de um simples iPhone ou iPad, ao vivo, para toda a Internet, o que abre um leque enorme de aplicações.

Leia mais sobre como usar WebTV


A

baixo você tem um ou mais vídeos de demonstração de nosso serviço de webtv. Note que poderá acessar o mesmo vídeo abaixo, na mesma página do site, usando diferentes tecnologias (computador, tablet e smartphone, da Apple ou Android). Isso graças à tecnologia de webtv que usamos e ao leitor de vídeo que ativamos para nosso domínio, que identifica a tecnologia e codifica o vídeo de acordo com o dispositivo de exibição do vídeo. O mesmo pode ser feito no seu caso. Consulte-nos para detalhes.

Nota: Vídeos de animações são apresentados neste site sob licença da Big Buck Bunny (www.bigbuckbunny.org), de acordo com padrões da Creative Commons 3.0.