MCCC

O que é o MCCC

Moodle Course Creator Certificate (MCCC) é o único documento oficial emitido pelo Moodle Pty Ltd (Austrália) para certificar a competência técnica e pedagógica de professores no uso do Moodle para autoria de cursos online. O processo de certificação é administrado pela empresa Human Resource Development International Limited (Nova Zelândia) e, no Brasil, é aplicado pela GFarias Educação Ltda, tanto em Português quanto em Inglês.
 Ao se obter o MCCC implica em comprovar oficialmente que se tem aptidão a usar o Moodle para autoria de cursos online para uma dada versão do software (ex: versão 2.0 ou 2.7). 
Até o presente momento, o exame está sendo feito sob a versão 2.7 do Moodle. Embora o conteúdo do curso oferecido pela Gfarias.com seja voltado para a versão 2.7, todas as mudanças que possam impactar no uso da versão 2.8 são citadas durante o curso.

Competências Avaliadas

O conjunto de competências exigidas para o MCCC são compostas por aproximadamente 80% de competências no uso do Moodle e 20% de competências em conhecimento genérico sobre os processos de contorno no uso do Moodle (tecnologia, Internet, melhores práticas de ensino online, etc.). 

O conjunto de competências segue abaixo:

  1. Tecnologia do ambiente de EAD
  2. Conhecimentos gerias sobre o Moodle
  3. Blocos do Moodle
  4. Recursos do Moodle
  5. Atividades do Moodle
  6. Multimídia
  7. Gerenciamento de participantes
  8. Gerenciamento de cursos

Para se ter uma visão mais detalhada de todos os procedimentos que se precisa demonstrar aptidão com o uso do Moodle no MCCC, clique aqui (PDF).


Pré-requisitos

Para realizar o MCCC, é recomendável que o(a) candidato(a) atenda aos seguintes pré-requisitos:

  1. Estar familiarizado(a) com o uso da documentação oficial do Moodle (http://docs.moodle.com).
  2. Ter pelo menos um ano de uso intenso do Moodle.
  3. Ter dado suporte a alunos no uso do Moodle.
  4. Ter criado e aplicado pelo menos um curso completo anteriormente no Moodle.
  5. Ter entre 40h e 80h disponíveis para cumprir todas as etapas do MCCC, ao longo de pelo menos 8 semanas.
  6. Saber como acessar os fóruns do Moodle no site Moodle.org e obter informações sobre o Moodle lá publicadas.
  7. Ter domínio do conjunto mínimo de competências solicitadas (vide nesta página)

Etapas do MCCC

O MCCC é composto três etapas: curso, narrativa e exame. Em cada um deles, o candidato precisa obter 80% de nota para aprovação. Veja abaixo a descrição de cada um.

Curso

O candidato deve realizar o curso Moodle para Professores, disponibilizado online em www.gfarias.com/cursos. O candidato MCCC utiliza o mesmo curso aplicado aos alunos que fazem apenas treinamento no uso do Moodle. Porém, o candidato MCCC tem avaliações do seu aprendizado no uso do Moodle que não são aplicadas ao aluno do curso Moodle para Professores.

Narrativa

Ao mesmo tempo em que faz o curso e é submetido às avaliações postas nas áreas MCCC, o candidato também precisa responder a um conjunto de questões que exigem sua reflexão sobre o uso do Moodle: as narrativas. Com isso ele pode provar que além de conhecer tecnicamente o Moodle, também sabe contextualizar o uso pedagógico do mesmo.

Exame

Após concluídas a fase de curso e narrativa, que são aplicadas concomitantemente, tendo o candidato sido aprovado em ambas (nota mínima: 80%), o exame final pode ser realizado. O seu mentor entregará para o candidato a senha de acesso ao ambiente seguro de exame online no site Moodle.org. A senha é válida durante o mês posterior a finalização do curso e aprovação das narrativas (aproximadamente 4 semanas), durante as quais o candidato terá 3 chances de fazer o exame. Cada tentativa dura uma hora, e é composta por questões objetivas (sim/não, múltipla escolha, relacionamento de colunas e resposta curta). 

O exame final pode ser realizado na língua inglesa, espanhola, alemã, ou portuguesa.

Se não for aprovado...

Caso o candidato seja reprovado em uma tentativa, terá que aguardar um prazo de 6 dias para poder realizar nova tentativa de fazer o exame. Este prazo serve para que o candidato estude mais e se oriente pela lista de competências a serem adquiridas. 

Se for aprovado...

Caso obtenha a nota mínima no exame (80%) em uma das tentativas, implica que o candidato terá sido aprovado no MCCC, automaticamente recebendo o certificado MCCC, que poderá ter sua autenticidade checada com o uso da chave de autenticação nele impresso através do site http://certificates.moodle.com.

Validade do Certificado

O certificado MCCC não tem prazo de validade. Uma vez obtido, servirá para toda a vida. Porém, o certificado é emitido para uma determinada versão do Moodle.


Procedimentos para fazer o MCCC

Início do MCCC

O MCCC é ofertado entre 3 e 4 vezes por ano, em datas publicadas neste site (www.gfarias.com). Geralmente o primeiro dia de curso inicia na primeira terça-feira de um determinado mês. Em caso de dúvida, entre em contato com nosso setor comercial.

 Turmas formadas por corporações, que contratam a certificação para pelo menos 4 pessoas simultaneamente, podem ter o MCCC iniciado em qualquer terça-feira do ano, desde que tenha concordância da GFarias.

Taxa de inscrição

o candidato deve fazer a inscrição junto à GFarias, o que envolve o pagamento da taxa de inscrição do MCCC no valor de R$ 1.200,00, que inclui:

Formas de pagamento

O pagamento deve ser realizado à vista através de boleto bancário. O acesso ao MCCC se dá apenas depois da confirmação do pagamento.

O pagamento também pode ser dividido em 1+ 2 (uma entrada e duas parcelas mensais) de R$ 400,00. Com a entrada, o candidato tem acesso ao MCCC. Com as outras duas parcelas mensais pagas, o candidato estará habilitado, caso passe nas fases de narrativa e curso, a receber a senha para fazer o exame.

Desistência

Em caso de desistência do processo de avaliação do MCCC, o candidato não tem direito a qualquer devolução de taxa de inscrição, nem total nem parcialmente. Caso venha a se inscrever novamente no futuro, terá que pagar integralmente a taxa de inscrição novamente. Caso a desistência ocorra antes de acessar a sala virtual onde o MCCC ocorre, o candidato pode solicitar para ser transferido para a turma de certificação seguinte. 

Mentor/Avaliador

Quando o candidato se inscreve para o MCCC, concluindo o pagamento da taxa de inscrição, um mentor/avaliador é designado para acompanhar-lhe no processo de avaliação. É o mentor/avaliador que irá guia-lo(a) ao longo do curso, fazer a avaliação pertinente ao curso e à narrativa, além de orienta-lo(a) para a preparação e realização do exame final. 

Dinâmica da Avaliação

Ao longo do período de curso, o candidato acessará a sala do curso Moodle para Professores.

O candidato pode tirar dúvidas com a tutoria a respeito do Moodle, bem como interagir com seu mentor, seja através de mensageiro interno do Moodle, ou via web-conferências (realizadas sob solicitação do aluno). 

Qualquer impedimento do candidato em usar web-conferência não é motivo para se considerar o MCCC como incompleto, pois o candidato tem o mensageiro interno do Moodle para se comunicar com o mentor.

A cada semana o candidato deve realizar as avaliações do aprendizado sobre o uso do Moodle, demonstrando procedimentos em uma sala de exercícios. Tais atividades são avaliadas pelo mentor de acordo com a sua integridade, qualidade e adequação ao que foi solicitado com o uso do Moodle. 

Ao candidato também são solicitadas narrativas sobre cenários de educação a distância, para verificar se o candidato, além de saber usar tecnicamente o Moodle, tem competência para entender sobre o contexto de uso do Moodle e de tecnologia aplicada à educação. O mentor faz a avaliação da narrativa e, caso o candidato obtenha menos de 80%, terá direito de refazer a narrativa (desde que ainda haja prazo para tal).

As atividades e narrativas devem ser entregues em prazos pré-estabelecidos para cada semana do MCCC. Portanto, não é possível adiantar o MCCC para fazê-lo em menos de 8 semanas, tão pouco concentrar todas as atividades de MCCC em uma ou mais semanas.

Ao final das 8 semanas, caso o candidato tenha obtido a nota mínima no curso e na narrativa (80%), receberá do mentor as instruções e senha de acesso para fazer o exame final no site Moodle.org. A senha tem validade de 4 semanas, nas quais o candidato deve acessar o exame e tentar ser aprovado. São permitidas 3 tentativas, com 6 dias de separação entre elas.


Prazos e tempos para o MCCC

O MCCC dura 8 semanas, com 5 a 10 horas de dedicação por semana por parte do candidato. Após 8 semanas de acesso ao ambiente onde é feito o MCCC, o candidato perde o acesso ao mesmo automaticamente. 

Cada semana tem atividades e narrativas a serem feitas até o final do período. A semana inicia em uma terça-feira e termina na segunda-feira seguinte, quando também termina o prazo para entrega das narrativas e atividades da semana. Um prazo adicional é dado aos retardatários, até a sexta-feira da semana seguinte, mediante penalidade de pontuação. Após este prazo extra, atividades e narrativas não entregues serão consideradas perdidas. 

A realização do exame se dá a partir da oitava semana do curso, e o candidato tem 4 semanas adicionais para fazer. Porém, o acesso ao tutor cessa ao final da oitava semana. 

 As datas e prazos do MCCC independem de feriado local ou nacional, embora sejam levadas em conta para fins de contagem de prazo de correção de atividades e narrativas por parte do mentor.

O MCCC é uma certificação voltada para agregar valor profissional e curricular ao seu portador. A conquista do MCCC não autoriza a oferta comercial de serviços Moodle (hospedagem, desenvolvimento, consultoria, capacitação, etc.). Moodle é uma marca registrada em todo o mundo, inclusive no Brasil, o que permite ao seu detentor, Moodle Pty Ltd da Austrália, autorize a oferta de serviços comerciais Moodle apenas para empresas Moodle Partners (como a GFarias). O profissional que tenha MCCC e esteja ligado a oferta de serviços comerciais Moodle sem a devida autorização terá sua certificação revogada pelo Moodle Pty Ltd.

Faça sua inscrição

Para pagar a taxa de inscrição via boleto bancário, use o F2b.

Pague o acesso a esta sala via boleto F2b.

Para entrar em contato com nosso setor comercial, clique aqui.

Última atualização: sexta, 11 Set 2015, 11:16