COVID-19 e a EAD

Com o advento do Corona Virus Disease 2019 (COVID-19) e a pandemia por ele criada, o setor educacional foi um dos mais impactados, tanto no Brasil como no mundo. Nós, que estamos inseridos na indústria da educação a distância, logo percebemos o aumento da demanda de informação e de serviços. Basicamente, o que está ocorrendo é o seguinte:

  • Escolas e faculdades que não estavam preparadas agora se vêem numa situação de implementar EAD da noite para o dia.
  • Mesmo as que já faziam uso de EAD se viram  despreparadas para o aumento abrupto da escala de trabalho.
  • Parte significativa da atividade corporativa foi suspensa ou transferida para home office, o que trás demanda de cursos online para diminuir o prejuízo no calendário de capacitação.
  • Prestadores de serviço técnico despreparados para tal demanda têm prejudicado seus clientes por não estarem prontos para atender um pico de demanda como o atual.
  • Há a demanda de se capacitar recursos humanos, estruturar soluções tecnológicas e estabelecer metodologias educacionais que atendam as necessidades da situação atual.
  • A mobilização para o home office levou muito mais gente, em todos os horários do dia, a acessar Internet de casa, o que degradou a qualidade do acesso. Isso pode influenciar na experiência do usuário de EAD ao acessar um ambiente virtual como o Moodle.
  • A demanda por nossos serviços também aumentou consideravelmente, tanto por clientes antigos quanto novos. Por isso pedimos paciência no atendimento de demandas, estejam ou não relacionadas com o COVID-19.

A GFarias está  pronta para atender essa demanda, mesmo porque já tem seus protocolos de trabalho adaptados para um cenário de pandemia desde 2007. Abaixo seguem informações úteis para você que está numa das situações acima descritas.

 

Informação

Como forma de disseminar para o mais pessoas com um menor esforço, estabelecemos dois canais de publicação de informações sobre metodologias, tecnologias e produtos (inclusive os que a GFarias nada tem a ver), para que sirva de referência para aqueles que precisam de informação. Os canais são mostrados abaixo:

Newsletter

Assine nossa lista de email e receba informativos sobre eventos online que promovemos para disseminação de informação sobre EAD e tecnologias afins. Comunicação mais estruturada e menos frequente. Enviamos mensalmente um email com a consolidação de nossa comunicação recente.

Assine nossa newsletter

Telegram

Entre no nosso canal privado do Telegram por onde também publicados as informações enviadas por email. Porém a comunicação é mais imediata e dinâmica, mas menos estruturada. Ao contrário do WhatsApp, o Telegram preserva sua privacidade, você não precisa expor seu fone.

Entre no grupo Telegram
Não tem o Telegram?! Baixe e instale, ele é bastante útil!
App para Android
App para Apple/iOS
Você também pode nos seguir através da sua rede social preferida. Basta acessar e passar a nos seguir.
Em qualquer um dos canais acima, garantimos que não há abuso de envio de mensagens, e você poderá a qualquer momento se desconectar do canal escolhido. Seguimos fielmente a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), e não mantemos qualquer informação a seu respeito sem sua ciência e autorização.

Webconferência

O uso de sistemas de webconferência para substituir a interação promovida numa sala de aula é a que causa menos impacto em qualquer faixa etária. Afinal, através de webconferência o professor pode ver os alunos, se visto, falar, ser ouvido, fazer apresentação de arquivos (especialmente PowerPoint e PDF).

Nas soluções mais sofisticadas até consegue rabiscar, junto com os alunos, numa "lousa digital" virtual, e ainda mostrar um vídeo do YouTube e controlar o play/pause da sua exibição remotamente, no computador de cada aluno e ainda lançar enquetes rápidas enquanto interage em áudio e vídeo. Enfim, é possível se imprimir uma dinâmica semelhante ao que se consegue quando se está presencialmente em uma sala de aula.

Abaixo seguem sugestões de algumas dessas soluções que podem ser usado integrado ao Moodle ou não. Deixamos claro que temos interesse comercial apenas quando se trata da primeira solução apresentada, o BigBlueButton. Porém, temos nas outras soluções equivalentes, embora não sejam especificamente voltadas para o setor educacional.

Solução integrada com o Moodle, é a única que conhecemos especificamente desenvolvida para fins educacionais (não apenas para corporações). É possível apresentar slides/PDF, com áudio/vídeo, rabiscar a tela, exibir vídeos do YouTube/Vimeo controlando o que todos assistem, lançar enquetes em tempo real, dividir a turma temporariamente, entre outras funções inexistentes em outras plataformas. A GFarias fornece tal solução através do fornecedor da tecnologia (Conheça a solução...)

Note que não basta ter a tecnologia para solucionar o problema criado pelo isolamento ocasionado pela pandemia. Capacitação no uso das ferramentas, nas práticas de uso educacional e em eventual integração com outros sistemas. Caso tenha tal demanda, entre em contato conosco.

Estamos prontos para catalizar seu processo de maturação no uso destas soluções (tecnologia + metodologia). Estamos publicando informações úteis sobre este e outros temas através de nossas redes sociais. Assim, sugerimos que nos siga na sua rede preferida ou assine nossa newsletter, ou ainda entre no nosso canal do Telegram.

Moodle

Num primeiro momento, o Moodle não é a tecnologia mais crítica para a implantação repentina de EAD em um processo educacional. A solução de webconferência (vide acima) é mais urgente numa situação assim. Porém, num segundo momento, o ambiente virtual de aprendizagem tem um papel importantíssimo na orquestração das atividades que são desenvolvidas ao longo da dinâmica de um curso online.

Para você que não estava preparado(a) para implementar ou ampliar a EAD na sua instituição de uma hora para outra, é necessário entender que alguns passos a serem percorridos:

  • Infraestrutura

    Antes de mais nada é necessário você ter disponível o ferramental necessário. O principal é o Moodle, o ambiente virtual de aprendizagem com o qual seus professores podem publicar conteúdos, interagir com os alunos e avaliar a aprendizagem, tudo controlado noo mínimos detalhes. Com a GFarias, você conta com quem entende do Moodle, do AWS, de host bare metal, e outras tecnologias que agregam valor à prática pedagógica, como sistemas de webconferência e plugins dos mais diversos existentes para tal plataforma. Saiba mais...

  • Capacitação

    Ter os instrumentos pouco adianta se as pessoas envolvidas não sabem utilizá-los. Por isso que temos acervo de cursos online para capacitar doentes em tutoria, autoria e administração do Moodle. Os seus professores podem ser habilitados a conceber e/ou aplicar cursos online ou semi-presenciais, e contam com uma assessoria contínua para desenvolver suas habilidades e competências para a educação do século XXI. Conheça os cursos...

  • Consultoria

    Também damos consultoria e “colocamos a mão na massa” quando resolver problemas com pressa, para depois a equipe da instituição se apoderar de know-how e autonomia operacional. Com a GFarias, você conta com gente que, além de tecnologia, entende de Educação (BNCC, metodologias ativas, PBL, PPP, DigCompEdu, design instrucional, gamificação, trilhas de conhecimento, etc.). Contate-nos e marque uma webconferência para mais detalhes.

  • Suporte

    Oferecemos suporte técnico e gestão operacional para proporcionar uma operação tranquila para a instituição, seja utilizando nossa infraestrutura, seja usando infraestrutura própria ou de terceiros. Com a GFarias você nunca vai se sentir desamparado. Saiba mais...

Para se manter informado sobre nossa análise da situação e eventuais soluções para problemas por ela gerado, nos siga na sua rede social preferida dentre as que são mostradas abaixo.

Em qualquer um dos canais acima, garantimos que não há abuso de envio de mensagens, e você poderá a qualquer momento se desconectar do canal escolhido. Seguimos fielmente a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), e não mantemos qualquer informação a seu respeito sem sua ciência e autorização.