Diferentes números de usuários

Quando lidamos com uma nova demanda do mercado, já com a especificação do número de usuários a ser atendido pela operação educacional, é muito comum que tenhamos que obter maiores esclarecimentos sobre o real tamanho da demanda envolvida. Pois muitas vezes somos apenas informados sobre o número de usuários que o Moodle precisa atender, sem a precisa especificação de que número é esse. Por exemplo, para o atendimento de uma demanda de 10 mil usuários pelo Moodle, pode ser uma informação imprecisa para que possamos dimensionar a infraestrutura computacional necessária. Por isso é importante entender os diferentes números envolvendo usuários no Moodle:

Número de usuários cadastrados

O número de cadastros no Moodle nada mais indica do que o número de usuários que possam vir a usar a plataforma, mas pouco ajuda a definir um orçamento. Afinal, o detentor de um cadastro ativo no Moodle pode jamais acessar a plataforma sem que esteja inscrito em um curso.

Às vezes, temos clientes corporativos com milhares de colaboradores cadastrados no Moodle, mas apenas uma parte ínfima destes são inscritos em um curso num determinado momento do ano. O restante deles não terá qualquer motivo para acessar a plataforma e, portanto, sem impactar sobre a infraestrutura do Moodle. Portanto, é necessário um dado mais preciso: a estimativa de número de usuários inscritos.

Número de usuários inscritos

Quando o cliente nos fornece a expectativa do número de usuários inscritos em um certo período, torna mais fácil dimensionar a infraestrutura necessária ao Moodle. Pois podemos, a partir deste número de inscritos, estimar o pico de usuários simultâneos à plataforma. Em faculdades que fazem uso de videoaulas ao vivo e/ou avaliação online com questionários de correção automática no Moodle, é comum estimarmos que até 80% dos matriculados (inscritos) acessarão simultaneamente a plataforma em algum momento do dia. Já em operações corporativas ou de cursos livres, pela falta de atividades cadenciadas, podemos estimar em apenas 10% dos inscritos aqueles que acessarão o Moodle no mesmo momento do dia. Assim, o número que efetivamente importa, o de usuários simultâneos, pode ser estimado a partir do número esperado ou existente de inscritos/matriculados, e com base na forma como o processo educacional ocorrerá.

Número de usuários simultâneos

Tendo a estimativa do número de usuários simultâneos, podemos definir, além da robustez, a topologia da infraestrutura a ser utilizada. Para suportar 10 mil inscritos no Moodle, considerando uma operação cuja prática educacional não cadencia o uso do Moodle, precisamos apenas de um servidor dedicado que suporte 1000 ou 1500 usuários simultâneos. Isso leva a um orçamento mais baixo e uma infraestrutura perfeitamente adequada à demanda.

Por outro lado, se os 10 mil usuários são simultâneos (e não apenas inscritos), já leva a uma topologia diferente. Ao invés de usar um único servidor dedicado, passamos a usar uma nuvem computacional, com vários servidores funcionando em conjunto para atender uma instalação Moodle.

Elasticidade

O número de servidores que compõem a nuvem pode variar de acordo com a demanda em cada momento do dia, constituindo uma nuvem elástica. Desta forma, a nuvem se expande e contrai em termos de número de servidores envolvidos, na medida em que a simultaneidade de usuários aumenta e diminui. O resultado desta elasticidade é que, o custo da nuvem aumenta e diminui de acordo com o número de usuários simultâneos, otimizando o custo com a infraestrutura computacional envolvida.

Em geral, demandas de até 1500 usuários simultâneos são atendidas com servidores dedicados, pois montar uma nuvem computacional para pequenas demandas é desvantajoso financeiramente para o cliente. A partir de 1500 usuários simultâneos, passa a ser mais seguro e vantajoso financeiramente o uso de nuvem computacional.

Esta elasticidade permite que nossos clientes possam otimizar seus gastos de acordo com sua demanda. Partindo de um servidor dedicado, ou mesmo compartilhado, para pequenas ou micro demandas, até chegar em nuvem computacional para o atendimento das demandas maiores. Tendo a troca ou aumento da topologias computacional envolvida ocorrendo com pouco ou nenhum impacto para a sua operação educacional.

E então, ficou mais claro agora para expressar sua demanda esperada em termos de uso do Moodle? Assista ao conteúdo em vídeo abaixo e obtenha mais informação sobre este tema.