Hospedar o Moodle para que o nosso cliente possa forcar no seu negócio é uma das nossas principais tarefas. Contamos com estrutura tecnológica robusta, escalonável, segura e estável. Tudo isso já com suporte técnico incluso, sem limites nominais de número de alunos cadastrados nem com falsas promessas de variáveis ilimitadas. Trabalhamos com ética e busca constante da qualidade na prestação de serviços para nossos clientes. Fazemos uso de infraestrutura de excelência, contando com fornecedores filtrados ao longo de mais de duas décadas de atividade no ramo. 

Oferecemos três tipos de serviços de hospedagem:

  Hospedagem compartilhada

Implica no compartilhamento dos recursos computacionais de um servidor, de modo a se chegar em um custo de hospedagem mais em conta, mediante a falta de necessidade do cliente de se ter uma hospedagem mais robusta. Usamos tecnologia para controlar rigidamente os recursos tecnológicos que são contratados, de modo a garantir que o desempenho computacional e de conectividade contratados será usufruído. Assim, um cliente não pode usar mais do que os recursos que contratou, comprometendo o desempenho de todo o servidor. Isto resulta em clientes satisfeitos, pois cada um usa o que contratou na sua plenitude e, por usarem uma computação compartilhada, têm um preço bem em conta para ter a melhor hospedagem Moodle no Brasil. As variáveis que controlamos são apresentadas no final desta página.

Ao contrário do que ocorre comumente no mercado de hospedagem em que são ofertados recursos computacionais sem limites, quando sempre se deixa escondida do cliente uma variável que limita o uso de tais recursos, nós somos transparentes, explicitando tudo que o cliente pode usufruir, de modo que um cliente não atrapalha a operação de outro que usa o mesmo servidor compartilhado. 

Oferecemos pacotes de hospedagem configurados para atender especificamente a demanda de cada cliente, considerando suas peculiaridades e necessidades, de modo a ofertar o máximo de qualidade pelo mínimo de custo, dentro dos padrões de segurança e desempenho que ofertamos. Eventuais alterações destas variáveis e de pacotes de hospedagem podem ocorrer sem qualquer impacto ou interrupção na operação do cliente, viabilizando uma escalabilidade sem problemas operacionais para pequenas e médias operações de EAD, em geral com poucos milhares de usuários cadastrados e apenas algumas dezenas de usuários simultaneamente conectados ao Moodle. 

  Hospedagem dedicada

Quando a operação de EAD do cliente necessita de maior autonomia técnica e/ou sua operação de EAD demanda mais do que hospedagem compartilhada, ofertamos serviço dedicado de hospedagem, em que o Moodle do cliente ocupa sozinho todo um servidor. A sua especificação é talhada para atender as peculiaridades do cliente, de forma a obter o melhor do Moodle ao menor preço possível. Isso graças à larga experiência de nossa equipe técnica, que trabalha há anos, todo dia, o dia todo com o Moodle.

Trata-se de um tipo de hospedagem em geral voltado para empresas, com alguns milhares de alunos cadastrados, mas com intensa demanda de recursos computacionais, com algumas centenas de acessos simultâneos ao Moodle em alguns horários do dia. Isso facilita a implantação de outros sistemas dedicados, como sistemas de backup especialistas, integração com legado externo, servidores de mídia, várias instâncias Moodle e outros aplicativos, como Wordpress e Joomla.

  Hospedagem em cluster

Quando a demanda de recursos computacionais do ciente chega à casa dos milhares de alunos acessando simultaneamente (no mesmo segundo) o Moodle, ofertamos o serviço de cluster computacional. Trata-se de uma estrutura de pelo menos três servidores, onde banco de dados, arquivos e a aplicação (Moodle) ficam em servidores distintos para aumento da capacidade do Moodle em lidar com tal demanda. Como ilustra a figura abaixo, um cluster pode ter vários servidores, cada um especializado em um processo, para atendimento de alta demanda de EAD.

A topologia de servidores, na realidade, é até mais complexa do que o descrito, comumente envolvendo dezenas servidores de aplicação, servidores de balanceamento de carga e às vezes vários servidores de banco de dados. As configurações de cada servidor, já robustas para os casos anteriores, são ainda mais sofisticadas, contando com tecnologias de ponta para que a operação de EAD com o Moodle suporte uma quantidade tão grande de alunos. 

É uma demanda que em geral é compatível com instituições de ensino superior na oferta de cursos de graduação online, onde há dezenas de milhares de alunos cadastrados, com milhares de acessos simultâneos ao Moodle. 

Destaques

Independente do tipo de hospedagem, há alguns elementos comuns a todos, que fazem o diferencial da GFarias em serviços envolvendo o Moodle. Listamos abaixo tais elementos comuns diferenciadores. 

  Suporte técnico

O cliente conta com suporte para realizar procedimentos críticos com o Moodle, como atualização do Moodle, checagem diária de segurança, monitoramento e ajustes de desempenho, instalação de plugins, esclarecimento de dúvidas, entre outros. Apenas quem trabalha na gestão de servidores Moodle sabe o quanto contar com este suporte é importante para a segurança da informação e para o desempenho da operação da plataforma. 

  Backup

Todos os nossos clientes têm backups semanais de toda a operação Moodle, estocados em servidores remotos e com alta segurança contra acesso não autorizado. Todos contam também com ferramental para fazer o backup quando acharem melhor e baixarem para um computador para manterem backup local, além dos recursos de backup internos ao Moodle, que funcionam no próprio servidor de trabalho. 

   Gestão operacional

Mesmo com capacitação no uso do Moodle, o cliente pode contar com nossa equipe para realizar operações no Moodle, como configurações, realização de cadastros em massa, criação de salas virtuais, entre outras atividades que ninguém melhor do que um Moodle Partner para fazer com agilidade e segurança. 

   Consultoria em EAD

Para a maioria dos pacotes de hospedagem contratados, o cliente tem direito de ter horas de consultoria em EAD, o que traz enormes benefícios para sua operação, pois conta com quem tem décadas de experiência de mercado e entende de educação, tecnologia, gestão e marketing.

  Sem carência

Salvo em casos particulares e para hospedagem em cluster, não há carências contratuais, o cliente fica conosco apenas enquanto estiver satisfeito com a qualidade de nosso serviço, podendo cancelar o mesmo a qualquer tempo.


Para obter o melhor preço com a mais adequada infraestrutura tecnológica que possamos oferecer, entre em contato conosco. Assim, teremos como orçar da melhor forma nossos serviços e propiciar a qualidade que é a nossa marca em mais de 20 anos de atuação de mercado. 

Características da hospedagem Moodle

  • Preço
    Normalmente o pagamento de nossa hospedagem é mensal. Porém, ao optar pelo pagamento anual ou semestral (dependendo do plano), o cliente tem desconto de pelo menos 16%. Além do mais, o pagamento anual dá direito a horas de consultoria gratuita. Note que o pagamento por nosso serviços de hospedagem é feito adiantado e não há devolução em caso de desistência, mesmo que seja feito o pagamento anual.
  • Suporte técnico
    O suporte técnico envolve ações no sentido de manter o Moodle funcionando plenamente, e inclui a atualização de versão (feita mediante solicitação do cliente), gerenciamento de backup, manutenção de bases de dados, monitoramento de ataques cibernéticos, atualização de hardware, entre outras ações em geral não perceptíveis pelo cliente.
  • *Número ilimitado de alunos
    Não impomos limitações ao número de alunos cadastrados no sistema. O limite acaba sendo imposto pelos recursos computacionais destinados a cada pacote. Assim, o cliente pode ter quantos cadastros de alunos necessitar, e pode ofertar cursos para um número ilimitado de alunos. Porém, o acesso simultâneo, o espaço em disco, o envio de emails por hora são fatores que acabam limitando o uso do Moodle. Por isso a existência de uma estimativa de usuários que possam estar exercendo atividades no Moodle no mesmo período de tempo, que serve para dar uma noção, embora imprecisa, do número de alunos que o seu Moodle poderá suportar para oferta de cursos.
  • Interface com smartphones
    Qualquer instância Moodle que hospedamos tem o tema adequado para pequenas telas (smartphone e tablets). Assim, o usuário pode fornecer cursos contando com acesso via dispositivos móveis.
  • Domínio próprio
    Uso de domínio próprio implica em ter um domínio do tipo www.[nome_do_dominio].com.br ou [nome_do_dominio].com ou equivalente. Assim, o usuário pode associar o Moodle a um domínio próprio e facilitar a divulgação de sua operação a distância entre seus alunos e alunos em potencial. Vale salientar que nós ajudamos ao cliente a registrar seu domínio (.com, .com.br, ou qualquer outro), ou mesmo registramos (em nome do cliente) domínios para seu uso.
  • Webconferência
    BigBlueButton é um software livre que pode ser integrado ao Moodle para permitir que, a partir de uma sala do Moodle, alunos e professores acessem uma sala virtual, onde podem fazer uma webconferência. Nela, os usuários podem ver e serem vistos, ouvir e serem ouvidos, conversar via chat, compartilhar tela, fazer apresentação de PowerPoint e PDF, rabiscar quadro virtual, entre outras funções úteis a uma atividade de interação virtual muito próxima do presencial. Temos pacotes que são integráveis ao BigBlueButton e outros já têm o sistema de webconferência incluso. Nós fornecemos o serviço de webconferência com tal software. Assim, caso o pacote não tenham o BigBlueButton incluso, mas é integrável, o cliente pode contratar o serviço de webconferência por fora do Moodle e ter as vantagens de ter sua operação de EAD completa (Moodle+BigBlueButton).

    Saiba mais sobre o BigBlueButton
  • Backup
    Nosso serviço já oferta gestão de backup inclusa para a maioria dos pacotes. Isso implica que temos disponível um backup de toda a conta do usuário de algum dia dos últimos sete dias. Assim, caso seja necessário reaver alguma informação, apagada pelo cliente por engano, por exemplo, é só solicitar ao suporte que sua conta com os dados da última semana. Este serviço é frequentemente utilizado, especialmente por clientes desatentos que acabam realizando ações de apagamento de dados e posteriormente se arrependem. Também oferecemos ferramentas para que o cliente possa baixar backups quando quiser de sua conta, de modo a manter um histórico de backups em seu poder, com a quantidade e frequência que achar necessário.
  • Gestão do Moodle
    A gestão do Moodle implica em ter nossa ajuda para gerenciar operacionalmente a plataforma. Basta o cliente abrir chamado no nosso Helpdesk solicitando, por exemplo, criação de salas, configuração específica do Moodle, inclusão/exclusão de alunos, realização de backup específico, instalação de plugins, inserção de uma determinada atividade no Moodle, atualização de versão do Moodle, entre outros. É uma forma de contar com que lida com EAD e com o Moodle todo dia, o dia todo, e tem respostas para a imensa maioria das questões e demandas de usuários do Moodle. Não estabelecemos um limite de uso deste serviço para os pacotes que tem o mesmo incluso, apenas observamos o princípio da razoabilidade, de modo que um cliente não abuse deste serviço como se a GFarias fosse uma extensão dos seus recursos humanos.

    Saiba mais sobre o suporte/gestão do Moodle
  • **Consultoria
    Oferecemos o serviço de consultoria para clientes de alguns pacotes com pagamento anual ou os pacote maiores. No caso, o cliente tem acesso ao próprio Giovanni Farias, EdD (e seus associados), que disponibiliza horas de dedicação de acordo com o pacote de hospedagem contratado, no período de tempo correspondente (ano, semestre ou mês). Tais horas podem ser dedicadas a reuniões via webconferência com Giovanni Farias, para tratar de estratégia de negócios, aspectos técnicos ou pedagógicos da operação do cliente, bem como pode ser usado para auditoria de processos, onde é feita uma análise da operação de EAD do cliente e um relatório é emitido com as conclusões e sugestões a respeito. Os pacotes maiores possibilitam um acompanhamento periódico da evolução do cliente, mediante sua solicitação, já que inclui tempos mensais de consultoria para o cliente.

    Saiba mais sobre consultoria
  • Criação de tema
    O serviço de criação de tema permite que seja personalizada a interface do Moodle, de acordo com padrões de cores e layout do site institucional ou da marca do cliente. Os pacotes maiores, com pagamento anual ou semestral incluem tal serviço gratuitamente, dentro das especificações dos termos de prestação de serviço de criação de tema.
  • Espaço em disco
    O espaço em disco utilizado pelo Moodle é bem pequeno, girando em torno de 1MB. O menor pacote que oferecemos é 2000 vezes este espaço. Justamente para permitir que o nosso cliente usufrua sem muitas limitações de espaço em disco, permitindo fazer upload de muitos arquivos de documentos, animações, áudios, vídeos, etc. Somos transparentes e éticos com nosso cliente, e não oferecemos 'espaço ilimitado' quando isso não é possível. Assim, especificamos para cada pacote um espaço compatível com o perfil de cliente a ele dedicado. Caso o cliente necessite de mais espaço (isso é raro), nós podemos orçar um valor módico para a ampliação desta variável, de modo a não prejudicar a ação em EAD.
  • Bases de dados
    Cada aplicativo instalado em uma conta de hospedagem demanda de pelo menos uma base de dados. Assim, por exemplo, um plano que dá direito a duas bases de dados permite que sejam instalados um Moodle e um Joomla (para o site institucional do cliente), ou dois Moodle (um para testes e outro para produção). Os pacotes maiores oferecem várias bases de dados permite a clientes maiores (como universidades) a instalare vários Moodles, Joomla, e outros sistemas que eventualmente precisarem. A limitação do número de bases de dados garante que um pequeno cliente não prejudique um servidor inteiro por conta do uso de múltiplos sistemas quando não está pagando valor à altura por aquilo. Assim, asseguramos a qualidade do desempenho de servidor, que está devidamente dimensionado para atender àqueles clientes lá hospedados. Este controle, aliás, é o principal motivo de nossa qualidade de prestação de serviço tecnológico.
  • Emails por hora
    A limitação de envio de emails por hora é algo que qualquer provedor de infraestrutura responsável deve controlar. Isso ocorre inclusive com o Google, através do Gmail. Quando nós limitamos o envio de emails estamos assegurando qualidade da hospedagem por dois motivos. O primeiro é que o envio de emails gera alta demanda de processamento se não for limitada, reduzindo drasticamente o desempenho de um servidor. Além do mais, esta limitação também diminui as chances de uma uma instância Moodle ser considerada geradora de spam pelos gestores anti-spam dos backbones de Internet. Um bloqueio de domínio por conta de um envio de emails considerado spam pode paralisar a operação de EAD de um cliente. Por estes motivos, fazemos o controle de número de mensagens enviadas por hora, que não impede que sejam enviados quantos emails forem necessários, mas regula quantas mensagens são liberadas a cada hora para envio. Trata-se de um controle que quase não é percebido pelo usuário, mas é importante que nosso cliente saiba de tal limitação para que não faça uso de um pacote pequeno de hospedagem para atender um volume muito maior de alunos cadastrados. Esta é mais uma variável de controle que nos faz oferecer um serviço de qualidade para todos os nossos clientes.
  • Conexões simultâneas
    Conexões simultâneas ao banco de dados do Moodle é uma variável muito importante para garantir qualidade de prestação de serviço. Quando esta variável não é controlada, uma conta de hospedagem compartilhada pode afetar o desempenho outra conta. Usamos uma tecnologia que separa o controle de contas, de modo a mitigar o risco disto ocorrer, pois controlamos o limite que cada conta pode ter em número de acessos simultâneos (no mesmo segundo) ao banco de dados. Note que se o limite de conexões simultâneas ao banco de dados é 50, isso não quer dizer que só 50 alunos poderão acessar o Moodle de cada vez. Isto implica que 50 alunos poderão acessar o banco de dados na mesma fração de segundo. Pode ocorrer, por exemplo, de ter 1000 alunos acessando o Moodle ao mesmo tempo, mas apenas 43 clicarem para navegar, autenticar, ou entregar trabalhos, no mesmo instante. Caso ultrapassar o limite de 50, o 51o. acesso em diante aguardará uma fração de segundo até que abra vaga e o mesmo possa se conectar ao banco de dados. Portanto, este limite garante que o servidor como um todo não será comprometido por um único cliente, ao mesmo tempo que ninguém deixará de ser adequadamente coberto pelo serviço, desde que esteja usando um pacote adequado para seu uso. Por conta deste controle é que temos um desempenho tão diferenciado em termos de qualidade de hospedagem e mantemos um nível de satisfação tão grande entre nossos clientes.
  • Implantação
    Para cada conta instalada, o cliente deve pagar uma taxa de implantação de pagamento único, junto com a primeira mensalidade da hospedagem. Enquanto continuamente cliente da hospedagem, não haverá nova cobrança desta taxa. Porém, se o serviço for descontinuado por qualquer motivo, um retorno do cliente para este serviço implica em pagamento de nova taxa de implantação.