Webconferência é o termo que usamos para definir conferência entre diferentes pessoas via interface web, ou seja, via navegador de Internet (Chrome, Firefox, Safari ou similar). É um processo em que há interatividade entre as partes, ou seja, há possibilidade de comunicação a partir de qualquer um dos envolvidos para os outros. 

Nós oferecemos um serviço de hospedagem de webconferência baseado no software BigBlueButton (vide maiores detalhes). O software demanda de um servidor dedicado ou um cluster computacional externo ao Moodle para suportar alta demanda com qualidade de serviço. Apesar de ter sua infraestrutura externa ao Moodle, o BigBlueButton se integra tão bem à plataforma de EAD que parece fazer parte dele.

Para tanto, instalamos no Moodle um plugin de integração, de modo que se torna possível criar instâncias do BigBlueButton na estrutura do Moodle como ilustrado abaixo. Ao clicar no link do módulo do BigBlueButton, o aluno é levado até a sala virtual de webconferência, onde estão disponíveis todos os recursos para se ter uma rica interatividade em tempo real entre os participantes. Ao sair da sala de webconferência, o aluno é levado de volta à sala do Moodle de onde partiu para a sessão interativa. 

Do ponto de vista do professor, ocorre quase o mesmo. Ao sair da sala Moodle e adentrar na sala do BigBlueButton através do link ilustrado acima, o professor já ingressa na sala de webconferência com status de apresentador, com recursos de controle da sala de webconferência, como upload de arquivo de apresentação, ferramenta de escrita livre e apontador sobre a tela de apresentação, e controle sobre os outros usuários. 

Um grande diferencial que o BigBlueButton tem sobre as outras tecnologias disponíveis no mercado é justamente esta integração, que permite que a sala de webconferência fique 24/7 disponível para uso, sem precisar de fazer pré-agendamento de sessão. Quando usado de forma adequada, o professor pode também controlar os horários em que os alunos podem acessar a sala de webconferência e até permitir acesso apenas quando um professor tiver primeiro entrado em tal sala. 

As salas de webconferência têm capacidade de atender, com um mínimo de qualidade, até 150 usuários simultâneos, com transmissão de vídeo de câmeras dos usuários, compartilhamento de tela e apresentação de arquivos. Ao contrário das outras tecnologias existentes no mercado, o BigBlueButton não demanda de instalação de plugins para os usuários da audiência, que podem também participar das webconferências através de dispositivos móveis. 

Caso tenha interesse em ter uma demonstração sobre como funciona nossa webconferência, entre em contato conosco. Além de demonstrarmos a tecnologia, podemos discutir possibilidades de uso em seu contexto de negócio que eventualmente não tenha pensado antes. 

Saiba mais sobre o BigBlueButton

Quando temos um 'webnário' (do inglês webnar), temos um seminário via web, onde não necessariamente há interatividade entre todos os participantes, já que há a possibilidade de termos um palestrante unilateralmente falando para toda a audiência (em geral na casa das centenas), ou seja, uma comunicação de um para muitos.