WebTV é um serviço de Internet em que é feita a transmissão de vídeo ao vivo através da Internet. A tecnologia utilizada para webtv é conhecida como streaming (fluxo) de vídeo, e permite que uma transmissão de vídeo seja assistida por um grande número de usuários simultâneamente, através de diferentes dispositivos: computadores, tablets e celulares (smartphones), como mostrado no diagrama abaixo.

Essa capacidade de atendimento de usuários simultâneos é uma característica que difere fundamentalmente a webtv dos leitores de arquivos de vídeo, também chamados de emuladores de streaming e comumente encontrados na Internet, especialmente em conteúdos de cursos online. Pois a capacidade de expansão no atendimento de usuários simultâneos da webtv depende apenas da robustez da estrutura a ela dedicada, que pode ser expandida com a distribuição do conteúdo acessado através de diferentes servidores.

A tecnologia de webtv identifica a plataforma usada pelo usuário para assistir o vídeo. Assim, a tecnologia codifica e transmite o vídeo no formato apropriado para cada caso: computadores (Internet Explorer, Firefox, Safari, Chrome), tablets (Android, Windows e iPad), smartphones (Android, Windows e iPhone). Outro diferencial da webtv é sua capacidade de identificar a qualidade de conexão do usuário, transmitindo o vídeo a uma taxa de transmissão apropriados para cada caso. Assim, torna mais difícil a perda de pacotes de dados que compõem o vídeo e evita quebra ou congelamento do vídeo recebido.

Desta forma o vídeo da webtv se adapta à tecnologia de visualização, diminuindo as chances de incompatibilidade e perda de dados. Isso não ocorre com emuladores de streaming, que transmitem o formato original e único do vídeo, que tem que ser compatível com o dispositivo. O vídeo transmitido ao vivo pode ser gerado de uma simples webcam de notebook ou mesmo a câmera de um celular, até ser gerada em estúdio, com diversas câmeras controladas por mesa de corte, transmitidas via computador conectado aos nossos servidores. 

O princípio de funcionamento da webtv é semelhante ao do video on-demand, a diferença que o primeiro envolve transmissão ao vivo de vídeo e o segundo envolve transmissão de vídeo gravado, cujo arquivo é estocado nos nossos servidores e transmitido quando sob demanda. Em qualquer um dos casos, você pode ter uma amostra da qualidade e flexibilidade tecnológica da transmissão com o vídeo abaixo.

 

 

Conteúdo Demonstrativo

Video Demonstrativo