Case Corporativo

Casos corporativos como o da Saneatins são bem típicos. Em geral é uma empresa com atuação regional ou nacional, com recursos humanos da companhia e terceirizados que precisam ser capacitados nos processos da empresa. A operação envolve cursos que vão desde um curso básico sobre a apresentação da companhia para novatos, até cursos que capacitam profissionais nos mais complexos processos da empresa. Há também demanda de cursos de capacitação em competências pessoais, não diretamente envolvidas com o trabalho da corporação, mas que tem impacto na produtividade do colaborador, como curso de gestão de finanças pessoais, que ajuda o profissional a gerir melhor suas finanças e, consequentemente, evitar entrar em problemas financeiros que venham a afetar sua produtividade.

Neste contexto, a GFarias foi contratada pela Saneatins para implantar educação online corporativa, com provimento de infraestrutura tecnológica, mas principalmente capacitação dos recursos humanos que deveriam gerir os processos internos da empresa. Como ocorre em geral, a equipe responsável por capacitação corporativa da Saneatins era bem reduzida, enquanto o número de pessoas a serem capacitadas era muito grande, tal como o número de cursos envolvidos no processo.

Neste contexto, a GFarias capacitou as pessoas do departamento de RH, especificou profissionais adicionais que seriam necessários para a operação, fez coaching durante alguns meses para garantir que os processos seriam executados de forma adequada e continuou dando suporte remoto sempre que solicitado. Já há uma década de operação, a capacitação corporativa da Saneatins, hoje com outro nome depois de passar pelo poder acionário de outras corporações maiores, continua funcionando com base na implantação feita pela GFarias ainda nos anos 2000. 

Convém mencionar que, mais do que simplesmente implantar uma tecnologia de EAD online, a GFarias mostra para o cliente corporativo as inúmeras possibilidades que surgem com implantação de cursos corporativos sob a edge da educação online. Possibilidades como just-in-time learning, gamificação, micro-certificação, comunidades de prática, capacitação pessoal, ascensão funcional baseada na aquisição de competências, entre outras são apresentadas pela GFarias para o cliente de modo que seja possível cunhar uma política de recursos humanos com base na nova realidade que se viabiliza com o paradigma de educação online, especialmente quando implantamos mobile learning.