Giovanni Farias é consultor sênior em Educação Online, atuando na área desde 1997. É engenheiro eletricista pela UFPB, mestre em Engenharia Elétrica pela UFCG, especialista em Gestão de Educação a Distância pela UFJF, doutor em Educação a Distância pela Athabasca University/Canadá e doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Em 2013 recebeu o prêmio de inovação canadense Alberta Innovates Technology Futures, como melhor pesquisa de doutorado do ano, tendo aplicado o prêmio de 60 mil dólares no subsídio de sua pesquisa na implantação tablets em larga escala em processos educacionais, resultando num modelo de implantação de tablets em larga escala, descrito em um livro publicado em 2017 na Alemanha.

Foi o primeiro Moodle Partner | Certified Service Provider no Brasil, tendo em 2006 introduzido, instalado, capacitado recursos humanos e colocado em uso em larga escala este ambiente virtual de aprendizagem em projetos do Ministério da Educação. Tal ação fez do Moodle uma importante ferramenta na política educacional de governo e viabilizou a disseminação do uso da ferramenta em toda a rede pública de ensino superior e, consequentemente, em todo o setor educacional no Brasil. Tem em seu portfólio de clientes diversos órgãos, instituições e autarquias federais e estaduais, corporações, forças armadas, universidades e escolas em praticamente todo o território nacional, bem como clientes no exterior, como a University of Montreal. 

Atualmente, além de continuar provendo consultoria e serviços em educação online (relacionados ou não com o Moodle) para instituições de ensino e empresas, desenvolve pesquisa de seu segundo doutorado junto ao grupo de pesquisa em Mídia e Conhecimento na Educação (EGC/UFSC - listado no CNPq), gerando diversas publicações nacionais e internacionais na área, bem como desenvolve produtos tecnológicos e metodologias para aprimorar processos de educação online para o mercado, especialmente aquelas voltadas para metodologias ativas de aprendizagem com suporte de tecnologia.

 LinkedIN  |    Lattes  |    Contato