Moodle para Estudantes

Este é um curso aberto e gratuito, voltado para habilitar usuários no uso das principais funcionalidades do Moodle na perspectiva do estudante. Assim, ao fazer o curso, o estudante toma conhecimento de todos os principais procedimentos que precisa realizar para usar a plataforma de form mais eficiente e produtiva.

A quase totalidade dos vídeos deste curso estão publicados também no YouTube, porém apenas neste site o estudante tem disponível todos os vídeos, em sequência lógica, e com os recursos de interatividade e de experimentação, quando existentes. 

Programa do curso

Introdução à EAD
O que é Educação a Distância;  O que é Ambiente Virtual de Aprendizagem; O ambiente e a organização Moodle, Interface do Moodle; Tipos de usuários; Grupos no Moodle; Navegação no Moodle; Layout da sala Moodle.

Funcionalidades de distribuição de conteúdo
URL; Arquivo; Pasta; Página Web; Livro; Rótulo.

Funcionalidades de interação e interatividade
Chat; Fórum; Escolha; Glossário; Pesquisa.

Funcionalidades de avaliação
Questionário; Tarefa; Avaliações por pares.

Funcionalidades de acompanhamento do curso
Acompanhamento de conclusão; Acesso restrito a itens do curso.

Extras
Introdução ao H5P; Blocos no Moodle; Reconfiguração de senha; Competências para domínio do Moodle.

Metodologia

O curso tem vasto conteúdo baseado em vídeos, áudios, slides, maquetes do Moodle, ilustrações e textos, que devem ser explorados ao mesmo tempo que o aluno tem acesso a outra sala (SandBox), onde há disponível os recursos e atividades apresentados no curso. Nela, o aluno acessa como tutor (usando a conta primária e como aluno (usando sua conta secundária). Assim, pode experimentar as funções e procedimentos apresentados e preconizados no conteúdo, de forma que aprende a tutoria no Moodle na prática em ambiente controlado (learning by doing), sem precisar ter medo em errar, com uma tutoria para atender dúvidas e solicitações cabíveis.

Avaliação de Aprendizagem

Ao final, o aluno é submetido a uma prova com 24 questões objetivas cobrindo toda a matéria abordada no curso, em uma prova supervisionada com tempo de realização de 12 minutos (não dá tempo consultar o conteúdo para responder). Recebe a certificação o aluno que:

  1. Obter 70% na nota da avaliação objetiva.
  2. Ter acessado conteúdos chave do curso.
  3. Ter realizado os procedimentos experimentais como foi orientado a fazer ao longo de todo o curso (seus registros de acesso podem ser checados para comprovar efetiva realização).
Avaliação do Curso pelos Egressos

4.5 (7)
Semestralmente revisamos e aprimoramos nossos cursos com base no feedback  (quantitativo e qualitativo) dado pelos participantes, de modo que possamos satisfazer à maioria, certos que unanimidade não ser possível. 

Certificação

O curso fornece uma microcertificação (badge) com informações eletronicamente inseridas na imagem PNG do logo obtido (similar ao apresentado abaixo). O badge obtido pode ser guardado pelo usuário ou estocado em um site backpack como Badgr.com, onde tais informações digitais poderão ser lidas: nome do curso, data de emissão, emissor, dados para verificação de autenticidade, informações sobre o curso, validade do badge (5 anos), entre outros (saiba mais sobre badges).

O que valoriza o badge acima é o emissor, a GFarias Educação, uma empresa com mais de duas décadas de atuação no mercado no Brasil, com reputação de excelência no fornecimento de conhecimento, tecnologia e serviços para EAD/Moodle.

Aplicativo para Android ou iOS
Image

Você também pode acessar esse curso através do nosso aplicativo Moodle Mobile. O aplicativo permite os estudantes de nossos cursos acessarem na maioria dos tablets ou dispositivos móveis. Recursos adicionais incluem notificações de cursos, mensagens diretas para o Tutor do curso, além de poder acessar recursos on-line ou off-line. Clique abaixo no botão da loja correspondente ao seu smartphone, ou use o próprio smartphone para ler o QRcode correspondente, baixe e instale o aplicativo Moodle App da GFarias. O acesso será possível assim que tiver criado a conta no nosso Moodle e feito a inscrição em um curso. 

Image
Autor
Giovanni Farias, Dr, EdD
  • Empreendedor fundador e diretor da GFarias Educação Ltda desde 1997
  • Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Doutor em Educação a Distância - Athabasca University, Canadá
  • Especialista em Gestão de EAD - Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Especialista em e-Business - Universidade Federal de Campina Grande
  • Mestre em Engenharia Elétrica (foco em UI/UX) - Universidade Federal de Campina Grande
  • Graduado em Engenharia Elétrica (foco em Eletrônica) - Universidade Federal da Paraíba
  • Gestor da comunidade brasileira no portal Moodle.org
  • Colaborador do Grupo de Pesquisa em Mídia e Conhecimento (GPMC/UFSC)
  • Revisor científico ad hoc da revista canadense International Review of Research in Open and Distributed Learning (www.irrodl.org)
  • Docente nos níveis de graduação e pós-graduação, em instituições públicas e privadas, entre 1992 e 2004.
  • Atuou in loco em operações internacionais de EAD e e-Business nos mercados norte-americano, europeu e chinês.
  • Autor de diversos cursos on-line, com foco em educação a distância, tecnologia para educação, gestão do conhecimento, e inclusão digital.
  • Autor de diversos artigos científicos e co-autor de diversos livros sobre EAD, Moodle e metodologias ativas de aprendizagem.
  • Lema: "Quem realmente sabe, também faz e ensina, com fundamentação teórica e prática profissional."
  • Link para Curriculum Vitæ de Giovanni Farias.
Pré-requisitos mínimos para realizar o curso
  1. Possuir desktop (computador de mesa) ou notebook com sistema operacional atualizado Windows, Linux/GNU, MacOS ou outros, dotado de condições para ouvir os áudios (caixa de som, headphone ou equivalente) disponíveis ao longo do curso. Ou dispositivo móvel equivalente atualizado e com acesso à Internet.
  2. Possuir acesso à internet banda larga de no mínimo 3 MBps.
  3. Ter conhecimentos básicos de informática, tais como navegar na internet, acessar seu e-mail e utilizar processadores de texto (Microsoft Office Word, BrOffice ou outros).
  4. Instalação e atualização dos programas necessários de visualização de conteúdo: navegadores de internet (recomendamos possuir mais de um navegador instalado em seu computador).

Atenção: Recomenda-se fortemente seguir a sequência de cursos Moodle para Estudantes > Tutores > Professores > Administradores. 

    Tenho interesse, e agora?

    Por se tratar de um curso gratuito, há apenas uma forma de fazer inscrição. Você precisa acessar nosso ambiente de cursos para criar uma nova conta no nosso Moodle e depois, usando essa conta, deve se inscrever no curso desejado apenas clicando no botão Inscrever-se. Caso saiba como fazer isso, clique no botão abaixo, mas se tiver dúvidas como criar conta, fazer inscrição em curso gratuito para depois acessá-lo, acesse o Moodle | Ajuda mais abaixo.

    Dúvidas sobre como proceder para cadastramento e inscrição?! Consulte nossa ajuda!!
    | Ajuda