Serviços Moodle

O programa de certificação MEC (Moodle Educator Certificate) reconhece e certifica o domínio na criação de atividades eficazes de ensino e aprendizagem com o Moodle.

Projetado para professores e instrutores, este programa usa as principais pesquisas sobre desenvolvimento de currículo e padrões de competência digital para fornecer aos educadores conhecimentos e habilidades transferíveis que impactam as práticas de ensino e aprendizagem.

A certificação é emitida pelo próprio Moodle, mas a sua implementação é feita, em português, pela GFarias, que avalia o desempenho do candidato e acompanha sua evolução ao longo das 6 semanas em que o processo ocorre.

Image

A certificação MEC é baseado no European Framework for Digital Competences for Educators (DigCompEdu). Como pode ser visto abaixo, o DigCompEdu articula 22 competências em seis áreas, conforme mostrado a seguir e o MEC possui um curso para cada área:

Envolvimento profissional

Recursos digitais

Ensino aprendizagem

Avaliação

Capacitação de alunos

Promoção da competência digital dos alunos

A certificação MEC é baseado no European Framework for Digital Competences for Educators (DigCompEdu). Como pode ser visto abaixo, o DigCompEdu articula 22 competências em seis áreas, conforme mostrado a seguir e o MEC possui um curso para cada área:

Engajamento Profissional  |  Recursos Digitais  |  Ensino e Aprendizagem
Avaliação  |  Capacitação de Aluno  |  Facilitação de Competência Digital de Alunos

Quando um curso do MEC é concluído com sucesso (cada competência acima tem um curso específico), os candidatos recebem um emblema (badge), e quando todos os emblemas são conquistados, os candidatos recebem (mediante pagamento de taxa para o Moodle) o Certificado de Educador Moodle. O MEC dá aos candidatos a oportunidade de desenvolvimento profissional, examinando as potencialidades do Moodle em casos de educação mista, móvel e online. O MEC baseia-se em estudos de caso e na utilização do Moodle no apoio a alunos de escolas, adultos no ensino superior e formação profissional.

O processo de certificação MEC

O processo de certificação pode ser descrito em etapas, de acordo com a sequência abaixo.

  • Inscrição

    Você paga a taxa de inscrição referente ao processo de avaliação e mentoria, que ocorre durante o processo. Este valor ainda não é o que se refere à emissão do certificado.

  • Cursos DigCompEdu

    Você faz seis cursos, uma para cada uma das áreas de competência do framework DigCompEdu, em português ou em inglês. Os cursos são focados no uso do Moodle no atendimento de tais competências.

  • Questionários

    Cada curso apresenta um questionário de avaliação para cada competência relacionada. É aprovado quem obtiver pelo menos 80% em cada um deles. Apenas aprovados em todos os questionários podem fazer a avaliação subjetiva de cada curso. Quem não for aprovado até a terceira tentativa é reprovado no curso e na certificação como um todo, tendo que se submeter novamente pelo menos 6 meses depois, mediante pagamento de nova taxa de inscrição.

  • Redações

    Quem obtiver a aprovação nos questionários, deve submeter as duas redações (500-800 palavras) para avaliação em cada curso. É aprovado quem obtiver pelo menos o nível B2 em cada redação, de acordo com as rubricas publicadas nesta página, em até três tentativas. Caso não seja aprovado na terceira tentativa, é reprovado naquela redação e na certificação como um todod, tendo que se submeter novamente pelo menos 6 meses depois, mediante pagamento de nova taxa de inscrição.

  • Limite de tempo

    Para se habilitar ao certificado MEC, o(a) candidato(a) deve, para cada um dos seis cursos, obter aprovação nos questionários e nas redações. Todo o processo deve ser feito em até seis semanas, caso contrário haverá reprovação.

  • Certificado MEC

    Uma vez obtendo a aprovação na avaliação dos seis cursos, para obter o certificado MEC, o(a) candidato(a) deve pagar diretamente para o Moodle a taxa de emissão do certificado. O certificado é enviado por email diretamente ao candidato aprovado, com código de verificação de autenticidade já impresso.

Rubricas de avaliação

As rubricas de avaliação para as redações de cada curso são mostradas abaixo. O candidato deve ter nível B2 ou superior para aprovação em cada prova.

Leia atentamente abaixo antes de se inscrever

Para tentar obter a certificação MEC, o candidato paga R$ 1.800,00 para a GFarias pelo serviço de avaliação e mentoria durante o processo de certificação, clicando o botão abaixo. Esta é a remuneração do serviço de mentores com doutorado na área e/ou 15+ anos de experiência em design instrucional. Porém, é importante fazer tal contratação ciente que:

  1. O candidato receberá o acesso ao ambiente de certificação em até dois dias úteis após a comprovação do pagamento pelo serviço de mentoria e avaliação. As credenciais de acesso serão enviadas via email, o mesmo informado no processo de pagamento da inscrição, iniciado ao clicar o botão abaixo.
  2. O pagamento pelo serviço de avaliação e mentoria da certificação não é garantia de aprovação. O candidato pode ser reprovado no processo de avaliação, que cumpre normas rígidas de aplicação e é passível de auditoria.
  3. O candidato será reprovado se não obtiver aprovação nas avaliações referentes às 6 (seis) competências descritas nesta página, de acordo com as rubricas supracitadas, em até 6 (seis) semanas, contadas a partir da data de envio das credenciais de acesso ao ambiente de certificação.
  4. Caso seja reprovado e/ou não consiga terminar as avaliações referentes às competências envolvidas na certificação dentro do prazo mencionado, não há devolução parcial ou integral de qualquer valor pago.
  5. Caso seja aprovado no processo de certificação, a fim de receber a certificação MEC, o candidato deverá pagar adicionalmente 200€ (duzentos Euros) diretamente ao Moodle (sem a intermediação da GFarias), como taxa de emissão do certificado. Ou seja, se trata de outro valor além daquele pago através do botão abaixo.

Uma vez ciente das condições acima bem como tendo as aceito incondicionalmente, o candidato pode clicar no botão abaixo para fazer a inscrição para se submeter à avaliação da certificação MEC.

Fazer inscrição no MEC
O candidato aprovado recebe o certificado MEC (Moodle Educator Certificate) emitido pelo site do Moodle, podendo ser autenticado por código de validação checado no mesmo. A certificação é emitida em língua inglesa e tem validade mundial.
Image

Receba um email mensal com coletânea de novidades e nossas publicações com conhecimento sobre ideias, metodologias e tecnologia voltadas para EAD.


Assine nossa newsletter

Tratamos seu email de acordo com a LGPD.
Vide nossa política de privacidade.


Você também pode nos seguir nas diferentes redes sociais abaixo, através das quais entregamos gratuitamente conhecimento sobre nossa temática de trabalho.