EAD: surgimento e inovação
Hoje em dia é fundamental ter um planejamento de carreira, e para isso, é preciso pensar antes em um curso universitário.
O ensino a distância não começou com o Telecurso, anos de 1900, nas correspondências entre um professor de taquigrafia e seu aluno foi quando surgiu a EAD.
Durante a pandemia, mais pessoas se interessaram por quando surgiu a EAD, já que ela começou a fazer parte da vida de milhares de alunos, tanto do ensino básico quanto do ensino superior.
Aliás, é possível afirmar que o ensino à distância além de democratizar a educação, permitiu uma maior gama de especializações no mercado de trabalho.
E da mesma forma que os planos de saúde empresariais potencializaram as oportunidades de trabalho com mais benefícios, o EAD transformou o segmento corporativo.
Por isso, separamos aqui fatos que contam quando surgiu a EAD, além de curiosidades sobre essa modalidade de ensino que tem se tornado cada vez mais popular.
Quando surgiu a EAD?
O ensino a distância como conhecemos é dos anos 2000, no entanto a modalidade remota, de ensinar sem estar em sala de aula, é muito mais antiga do que se imagina geralmente
De fato foi nos anos de 2000, quando surgiu a EAD como conhecemos, que essa modalidade se popularizou em massa, mas em 1900 essa já era uma modalidade de ensino utilizada por professores universitários em Boston.
No Brasil, os cursos profissionalizantes foram os precursores da modalidade EAD, o primeiro, em 1904, foi o de datilografia por correspondência.
Dai por diante, o ensino a distância se tornou cada vez mais usual, e nos anos 1920 já era possível encontrar cursos técnicos por correspondência.
E foi nos anos de 1970, quando surgiu a EAD que além da correspondência contava com aulas gravadas na TV, que os primeiros telecursos foram inaugurados.
Chegada da internet
Foi a partir da chegada da internet, quando surgiu a EAD mais parecida com a que conhecemos hoje, que essa modalidade de ensino passou a ser considerada também para alunos de graduação.
A EAD era então mantida como uma forma de correspondência, mas agora utilizando o e-mail eletrônico, que garante maior agilidade nas comunicações.
Enquanto isso, as aulas a distância por meio de redes de satélite davam o tom do ensino a distância por vídeo ao vivo, como é tão comum atualmente.
As aulas ao vivo foram pensadas para alunos que moravam afastados dos grandes centros, e se tornou cada vez mais popular nessas regiões, e foi quando surgiu a EAD como conhecemos de fato.
Quando a EAD se popularizou pelo mundo?
Entre as práticas de ensino por correspondência e as aulas ao vivo por satélite, o ensino a distância se espalhava como uma forma mais acessível.
No entanto, somente quando surgiu a EAD pela internet, com aulas gravadas, ao vivo e conteúdo online que essa prática se popularizou realmente.
A facilidade de carregar um computador e celular por onde se queira, ajudou quem precisava ter aulas, concluir cursos, a fazer isso sem sair de casa ou do transporte.
A EAD, por ser um método de ensino individual fisicamente, ajudou a manter as aulas de milhões de alunos ao redor do mundo durante os períodos de quarentena por causa da pandemia da COVID-19.
Como foi sua evolução ao longo do tempo?
As primeiras aulas por correspondência consistiam em uma única matéria por período de faculdade, já que demoravam semanas para que as cartas e apostilas chegassem.
Quando essa modalidade de ensino foi levada para os cursos técnicos, as correspondências chegavam mais rápido, e a logística era enviar todo o material do ano letivo de uma só vez.
Depois, com a necessidade do ensino em zonas afastadas, como as rurais, o ensino ao vivo via satélite permitia um contato melhor com os professores pelos alunos, fazendo com que a EAD de fato mostrasse a sua qualidade democrática.
Em seguida, um dos métodos mais conhecidos no país foi o Telecurso, que consistia em aulas gravadas de todas as matérias escolares.
E depois disso, com a internet, quando surgiu a EAD como conhecemos, esse método ficou popular e foi reconhecido.
Quando surgiu a EAD no Brasil?
Foi nos cursos de datilografia, divulgados pelo Jornal do Brasil, em 1904, quando surgiu a EAD. O curso era por correspondência.
Até 1920, algumas especializações começaram a utilizar o ensino por correspondência, como os cursos de contabilidade. Essa era uma prática comum, e os cursos profissionalizantes eram mais acessíveis que as universidades.
Os cursos de EAD pela internet, nos formatos atuais, começaram nos anos 2000, depois de longo desenvolvimento de plataformas de ensino.
Como é o ensino a distância atualmente?
Atualmente o ensino a distância se popularizou massivamente. É possível encontrar os mais diversos cursos com o ensino híbrido, ou totalmente remoto.
O MEC, Ministério da Educação e Cultura, certifica os cursos EAD como os presenciais, e os diplomas são os mesmos, para o caso dos ensinos básico, superior e pós-graduação.
Existem alguns tipos de EAD, desde aulas gravadas com antecedência, até as aulas ao vivo. Em todos os casos, a maior parte dos cursos, conta com mentorias e avaliações.
Foi quando surgiu a EAD que grande parte da população pode ter acesso a educação superior, e hoje ela conta com quase 70% dos ingressos na universidade.
Quais as tendências da EAD no Brasil?
O ensino a distância tem se firmado como uma ótima oportunidade para a grande maioria dos estudantes. Já que é possível manter uma rotina de estudos com a de trabalho e pessoal.
Diferentemente de quando surgiu a EAD, ela agora conta com tecnologias avançadas que facilitam a vida de professores e estudantes. Por isso, a tendência é que essa modalidade de ensino fique cada vez mais popular e se torne a que mais efetiva os alunos.
Não existe diferença entre a forma tradicional e a feita a distância, e a comodidade é muito maior, além dos valores que ficam mais acessíveis.
EAD é uma boa opção?
O EAD é uma ótima opção para qualquer pessoa que deseja fazer algum tipo de formação. O acesso aos professores continua o mesmo, e as aulas podem ser interativas e estimulantes, mesmo que pelo computador.
Vale ressaltar que essa é uma modalidade em crescente desenvolvimento, porque a adesão continua sendo enorme, então estudar a distância garante acesso às melhores tecnologias de ensino.
Conclusão
Não é mais necessário sair correndo de casa ou do trabalho para chegar ao curso na hora certa, hoje em dia o ensino a distância tem tomado conta da agenda dos estudantes do mundo todo.
Aqui no Brasil o EAD já é a escolha da maioria dos estudantes de curso superior, e a sua tendência é aumentar a cada dia.
Para estudar agora, basta ter acesso a internet e disponibilidade de horários durante o dia. Uma maneira mais acessível de estudo.