Lançado o Moodle 4.1
O Moodle 4.1 foi lançado, e resumidamente termos as seguintes novidades:
1. É possível usar esta versão por mais tempo com segurança, pois o Moodle 4.1 é versão LTS (Long Term Support), o que significa 3 anos de atualizações desta versão, ao contrário dos 18 meses das versões ordinárias.
NOTA: É claro que a abordagem abaixo é para quem já é experiente no uso do Moodle, e por isso saberá o que é descrito e a importância de cada novidade. Se você precisa mergulhar no uso deste software, acesse gfarias.com/cursos e veja os cursos disponíveis para você.
2. A atividade Base de Dados agora conta variações da composição da página inicial, com focos específicos: galeria de imagens, diário para registro de reflexões, coletor de proposta para tópicos, projetos, cursos. etc, e coleção de recursos (links, livros, etc).
3. Ficou mais fácil visualizar notas com o aprimoramento na apresentação de resultado da avaliação das atividades, seja no quadro de notas visto pelo professor, no resumo de notas acrescida às atividades, ou ao relatório do usuário.
4. O BigBlueButton ficou ainda mais interessante com o Moodle, pois agora permite o convite de convidados externos a um curso para participar de uma sessão de videoconferência.
5. A edição de textos no Moodle foi aprimorada com a inclusão de uma nova versão do editor TinyMCE 6, mais poderoso que o editor Atto (também padrão no Moodle), mas agora com uma interface mais moderna e amigável.
6. O banco de questões passou a oferecer maior facilidade no gerenciamento de versões de questões nele armazenadas, facilitando a renomeação de título de questões e destacando quem editou a questão, bem como a última vez em que foi editada.
7. Os relatórios configuráveis do Moodle ficaram mais poderosos, com novas fontes de relatórios úteis (emblemas, comentários, notas, participantes de cursos, blogos, e arquivos). Além disso, agora tem uma nova página para essa funcionalidade, permitindo que o administrador controle melhor o uso desta ferramenta por parte dos professores.
8. O perfil pode exibir o fuso horário do usuário, algo importante em instâncias Moodle usadas com público muito disperso geograficamente.
9. A escala de classificação de notas (A, A-, B+, B, B-, etc.) se livrou do limite de 14 escalas diferentes, até então permitido.
10. O relatório de conclusão de curso agora inclui a hora da conclusão e também campos de perfil que eventualmente foram personalizados na configuração do perfil do usuário na instância Moodle.
11. Foi acrescido uma nova configuração para permitir ao administrador controlar a disponibilidade do formulário de contato com o suporte da instância Moodle.
Mais uma vez o Moodle evolui e aprimora a experiência do usuário com seus recursos que abrangem uma vasta gama de usos educacionais (escolar, acadêmico, corporativo, educação continuada, etc.).