Reduzindo a evasão em IES

Os cursos de ensino à distância podem ser uma maneira conveniente e flexível para os alunos acessarem a educação, mas também podem apresentar desafios únicos que podem levar a uma alta taxa de desistência. Estou falando de taxas de evasão que podem alcançar 90% dos estudantes de um curso, dependendo do contexto educacional e metodologia de aprendizagem envolvidos.

Na educação superior, tal percentual chega a 40%, e em cursos técnicos a evasão é de 75%, segundo estudo do CECIERJ. Tais dados são de 2017, ou seja, antes da pandemia, quando apenas 20% das matrículas do ensino superior eram na modalidade a distância. Em 2022 mais da metade dos alunos da educação universitária já eram do ensino superior, implicando em um número naturalmente maior de alunos que desistem de cursos online.

Por isso abaixo temos uma coletânea das principais recomendações que você pode encontrar fazendo uma busca mais extensiva na web. Tais estratégias podem ajudar a reduzir a taxa de evasão em cursos online, e tecnologias como o Moodle, o BigBlueButton e o H5P podem ajudar bastante. Veja como:

Forneça expectativas e objetivos claros do curso: os alunos devem entender o que se espera deles em termos de curso, prazos e participação.

GF

O Moodle permite que o professor estruture todo o semestre ou ano letivo na sala virtual, com indicação de datas e prazos, de modo que o estudante tem a precisa noção do que precisa cobrir em termos de estudo e em que período.

Além de fornecer um programa de curso, o professor deve comunicar-se regularmente com os alunos pode ajudá-los a permanecer no caminho certo e evitar que se sintam sobrecarregados.

GF

O Moodle possui funcionalidades focadas nesta comunicação (mas poucos professores sabem como usar), automatizando a identificação de estudantes em perigo de desistir do curso e facilitando a comunicação direta com os mesmos, tudo dentro da plataforma.

Ofereça suporte e recursos: os alunos de ensino à distância podem se sentir isolados e não ter acesso aos mesmos recursos que os alunos presenciais do campus. Fornecer serviços de suporte, como tutoria, orientação acadêmica e horário de atendimento on-line, pode ajudar os alunos a permanecerem engajados e bem-sucedidos no curso.

GF

O sistema de videoconferência BigBlueButton pode ser uma ferramenta poderosa para dar esse suporte ao estudante, pois não precisa de instalar nada no computador ou no celular do aluno, é uma tecnologia leve computacionalmente e intuitiva de usar. As equipes de tutoria e suporte podem usar tal sistema integrado com o Moodle, de forma a restringir o uso apenas aos estudantes da instituição, usando o mesmo login/senha do Moodle e sem complicação para abrir a câmera ou compartilhar a tela para enriquecer o processo de tutoria ou de suporte.

Incentive a interação e a colaboração: os cursos de ensino à distância podem ser mais envolventes quando os alunos têm a oportunidade de interagir com seus colegas e instrutores. Incentive os alunos a participar de discussões on-line, projetos em grupo e outras atividades colaborativas para promover um senso de comunidade e apoio.

GF

Além dos recursos de conteúdo nativos do Moodle que promovem interatividade, o H5P é uma ferramenta formidável para conquistar a atenção e o engajamento dos estudantes, com facilidade em organizar a mistura de diferentes mídias (texto, figuras, áudio, vídeo, animação) e manipulação direta de objetos (vide exemplo abaixo ou clique aqui para descobrir o potencial do H5P).

Use ferramentas multimídia e interativas: a incorporação de elementos multimídia, como vídeos, podcasts e questionários interativos, pode ajudar a manter os alunos envolvidos e motivados. O uso da tecnologia para facilitar as interações em tempo real também pode ajudar os alunos a se sentirem conectados a seus instrutores e colegas de classe.

GF

Além dos recursos de conteúdo nativos do Moodle que promovem interatividade, o H5P é uma ferramenta formidável para conquistar a atenção e o engajamento dos estudantes, com facilidade em organizar a mistura de diferentes mídias (texto, figuras, áudio, vídeo, animação) e manipulação direta de objetos (vide exemplo abaixo ou clique aqui para descobrir o potencial do H5P).


Forneça feedback regular: dar aos alunos feedback oportuno e construtivo sobre seu trabalho pode ajudá-los a permanecer no caminho certo e melhorar seu desempenho.

GF

A capacitação dos tutores de curso, além do próprio professor é fundamental para que o ferramental disponível no Moodle seja plenamente utilizado, de modo a mitigar o risco de evasão de estudantes na medida em que se tem uma tutoria mais atuante, produtiva e eficaz.

Considere o uso de rubricas de avaliação ou outras formas de feedback para ajudar os alunos a entender o que estão fazendo bem e onde podem melhorar.

GF

O Moodle tem uma função de avaliação avançada que permite a criação, uso e reuso de rubricas para diferentes atividades voltadas para avaliação da aprendizagem. Dentre as opções de avaliação avançada, temos a criação de rubricas, com inserção de diferentes aspectos para avaliação e cada aspecto com diferentes critérios especificados para resultar em notas (números) que reflitam melhor o que o autor do curso pensou em termos de estratégia de avaliação para cada atividade envolvida.


Ao implementar essas estratégias, os educadores podem ajudar a criar um ambiente de aprendizado positivo e de apoio para alunos de ensino a distância e reduzir a taxa de desistência em seus cursos. Isso no contexto de educação superior a distância ou híbrida. Porém, nem sempre as mesmas recomendações são apropriadas para outros contextos, como educação corporativa, cursos livres ou projetos de objetos de aprendizagem. Mas isso é assunto para outro post.